Um pouco sobre Auguste Comte...

Auguste Comte foi o principal sistematizador do pensamento positivista. O positivismo desatrelou definitivamente o reconhecimento da visão de mundo sob o ponto de vista teológico e derivou do “cienticifismo” uma nova maneira de interpretar e traduzir a realidade.
Inicialmente, a sociologia teve a designação de “física social”. Os estudos feitos sobre a vida social se orientavam segundo os parâmetros da vida natural. A sociedade era concebida como um organismo composto por partes mecânicas e coesas.  O darwinismo social  preconizava que as sociedades enquanto organismos passavam de um estágio inferior a outro mais elevado, adaptado e complexo representando a sobrevivência desse organismo social. O modelo de evolução social deveria se orientar segundo a organização das sociedades européias que eram vistas como mais evoluídas.
O Liberalismo econômico transpôs tal justificativa no que tange o aspecto competitivo, ou seja, as leis de sobrevivência dos mais fortes em detrimento dos mais fracos.
Há palavras chaves que abarcam muito bem a teoria positivista são elas: conservação, coesão e coerção. Nesta ótica a educação é vista como um produto.
Apesar de servirem a propósitos da hegemonia dominante e a manutenção do status quo, os positivistas esforçaram-se para obter uma análise cientifica da sociedade.

Rosana


Referência:

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog