Aprofundando os estudos sobre Durkheim...
Durkheim foi apontado como um dos primeiros grandes teóricos da sociologia. Tal condição justificou-se diante do esforço de constituir um rigor cientifico em face da disciplina sociologia.
Os fatos sociais, segundo a ótica de Durkheim, possuem três características marcantes: a coerção social que está relacionada à conformação dos indivíduos às regras da sociedade. Neste contexto tanto a educação formal quanto a informal desempenham uma importante tarefa na criação desses hábitos. A outra característica marcante está adstrita a questão que os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, além de serem coercitivos. Exemplos: as regras sociais, as leis, dentre outros. A última característica é a generalidade, ou seja, aquele fato que se repete na maioria dos indivíduos, representando a natureza coletiva ou correlacionada a determinado grupo.
A partir desse pensamento, Durkheim procurou um método eficiente para interpretar os fatos sociais. Assim, tratava-nos como coisas, algo exterior aos indivíduos que poderia ser medido, observado, comparado, de forma objetiva. A intenção era romper com interpretações do senso comum sobre a realidade social.
Para Durkheim, os fatos sociais poderiam ser normais ou patológicos, comparando-os a organismos em adaptação. O normal é algo generalizado e naturalizado. O patológico coloca em xeque aquilo que é estabelecido pela ordem vigente.
A consciência coletiva pode ser percebida nos grupos ou sociedade. Essa consciência delimita ações individuais e gera definições. Na tendência capitalista, os indivíduos são mutuamente dependentes e necessitam um dos outros (solidariedade orgânica) diferentemente do que ocorre nas sociedades pré-capitalistas, que são caracterizadas por autonomia e independência nas ações (solidariedade mecânica).
Rosana
Referência:
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.
Referência:
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.
Comentários
Postar um comentário