Avançando e chegando a Weber...
O sucesso obtido pelo avanço das ciências físicas e biológicas, os avanços tecnológicos decorrentes do desenvolvimento industrial contribuíram para influenciar o método de interpretar as sociedades, principalmente as européias. Porém, na Alemanha, tanto o pensamento burguês quanto essas influências se fazem tardias, pois outras correntes e ciências, história e antropologia, influenciaram o período. Nesse contexto, há certa valorização do estudo da diferença à interpretação de livros e escrituras sagradas
Weber foi um dos importantes teóricos da sociologia na Alemanha. A corrente teórica difundida por Weber foi chamada de idealismo. O positivismo enfatizava a dissolução das particularidades históricas em face da coerção social e também o método comparativo para análise das diversidades da sociedade humanas. Weber possui uma visão mais próxima da que utilizamos na atualidade, à medida que interpreta a sociedade utilizando como base a pesquisa histórica e qualitativa, no propósito de entender a gênese de formação e a compreensão das necessidades. Assim, Weber utiliza duas perspectivas: a histórica que valoriza as especificidades e a sociológica que enfoca a generalidade do processo histórico.
Para Weber, a história das sociedades não era linear, pois os dados seriam esparsos e fragmentários. O método utilizado era o compreensivo e visava entender as permanências do passado no presente. O objeto de estudo de Weber era a ação social, dotada de sentido, subjetividade e demandava reação.
Portanto, Weber tentava compreender o caráter social, a motivação da ação social bem como os efeitos provocados por essa ação. O sentido que produz a ação social advém dos valores sociais e da motivação atribuída à mesma. Há que se considerar apenas o enfoque sociológico desprezando o psicológico. Na análise Weberiana não há neutralidade, sob o ponto de vista sociológico os fatos sociais não são coisas e existem certas preocupações do cientista em selecionar determinadas ações sociais para análise, assim o resultado proveniente desses estudos será parcial em face dos acontecimentos poderem ser estudados sob vários prismas. O instrumento de análise do fato social utilizara como referencia o tipo ideal, que permitia perceber as diferenças e semelhanças, servindo como uma espécie de baliza. Tal instrumento, não se traduz num modelo perfeito, mas numa maneira de conceituar fenômenos e identificar manifestações.
Weber atribuiu novas possibilidades para o desenvolvimento da sociedade trazendo à tona a comparação qualitativa dos processos históricos e sociais.
Rosana
Referência:
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.
Referência:
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.
Comentários
Postar um comentário